Fonte: http://blosque.com
Acabaram-se as desculpas. Se você ainda não sabia, aprenda agora o que não deve fazer, em hipótese alguma!
1 – Não copie conteúdo
O ideal é não copiar conteúdo, ponto.
Publicar conteúdo copiado é prejudicial para o seu blog (além de ser prejudicial para o blog/site copiado), por quê:
Existem outros motivos, mas esses 4 deveriam ser suficientes para lhe convencer de que publicar conteúdo copiado não é uma boa idéia.
Caso não tenha se convencido, pelo menos copie do jeito certo. Quando quiser copiar um texto, procure no blog/site original, pela licença do conteúdo. Ela pode ser de dois tipos
1- Copyright – Se diz “Copyright” ou “Todos os direitos reservados” em algum lugar do blog, mesmo que seja no rodapé, não copie. Caso o fizer, estará cometendo um crime. É sério!
2-Creative Commons –Os blogs e sites que usam esta licença geralmente exibem um selinho que os identifica.O Creative Commons tem várias licenças, e todas elas autorizam a cópia, DESDE QUE se credite o autor. Algumas, além de exigir o crédito, não permitem publicar o conteúdo em sites com fins de lucro – que usem Adsense, por exemplo.Leia a licença de cada site, e certifique-se de cumprir as regras estabelecidas nela.
E se não há informação sobre a licença?
Caso não diga nenhuma das coisas que citei acima, não copie. O mais provável é que a pessoa não permita reprodução de conteúdo. Caso queira muito copiar o texto, entre em contato com o autor e PEÇA LICENÇApara reproduzir seu conteúdo.
E se ele não der licença, NÃO COPIE.
2 – Não esconda os créditos
O fato de que você credite o autor não lhe dá direito de copiar.
O que lhe dá licença para copiar é o autor – ele decide. É um direito garantido por lei.
Crédito é um link clicável, apontando para o post original – não para a home do blog de onde você retirou o texto.
Crédito não deve dizer “Fonte: Lugar de onde você retirou o texto“. Fonte é o que se usa para pesquisar, não uma coisa que se copia. Coloque “Autor”, em vez de “Fonte”. É mais honesto, e é o correto.
O crédito deve estar no início do texto, logo abaixo do título. E deve aparecer no mesmo tamanho que o resto do texto – usar uma fonte minúscula no crédito, para que ninguém veja que o texto foi escrito por outra pessoa é muita filhadaputice.
3 – Não assuma autoria de um texto que não é seu
Isso se chama plágio, e também é crime previsto no código penal. Se você copiou um texto, CREDITE. Coloque o nome do autor e um link para a página exata de onde você copiou.
Mesmo que você não diga “Eu escrevi este texto”, se não incluir créditos (nos moldes citados acima) está dando a entender que você é o autor – ou seja, plagiando uma pessoa que gastou tempo, esforço e talento em escrever algo.
De novo, é muita filhadaputice.
Além disso, nenhuma pessoa que tenha um pingo de decência e bom senso vai fazer de conta que criou algo que não criou, não é mesmo?
4 – Não peça links, nem visitas nem “uma força”
Pedir e mendigar é patético, e não traz resultado algum. Já falei disso à exaustão, e muitas outras pessoas
5 – Não faça hotlink
Hotlink é o que você faz quando você linka uma imagem que esta hospedada em outro blog, fazendo que ela apareça no seu blog.
Isso é errado, pois consome banda que o dono blog tem que pagar. Você faz hotlink, e a outra pessoa paga um custo. Você está roubando banda, e isso é errado!
O correto é copiar a imagem para o seu PC, e fazer upload dela para o lugar onde você guarda suas imagens – por exemplo, na sua conta do Blogger, ou em um serviço grátis de hospedagem de imagens.
Ao fazer hotlink, você se arrisca a que o dono da imagem a troque por outra, e você nunca sabe o que pode aparecer no seu blog – ele pode colocar uma imagem pornográfica, por exemplo. Então, guarde as imagens no seu espaço.
6 – Não escreva errado
Não escreva com abreviações – pq, vc, msm, e coisas assim.
Não escreva em miguxês; naum ixcreva axim.
Use acentuação – não escreva neh, eh.
Não encha seu texto de palavras como “bróder”, “mermão”, “pow”, “véi”, e “falow”. De ser possível, não use nenhuma palavra desse tipo.
Escreva em português correto, puro e simples.
E use um corretor ortográfico – ele corrige não só a gramática, mas erros de digitação.
Por que é tão importante escrever direito? Porque escrever errado é uma excelente estratégia para afugentar visitantes e leitores, para não ser levado a sério, e para jamais ter um blog bacana e conhecido.
7 – Não faça spam
Não mande emails dizendo “Visite meu blog” e coisas do gênero.
Nem para listas de contatos, nem listas de discussão, nem para lugar nenhum.
Email não solicitado é SPAM – e ninguém pediu para receber email pedindo visitas pro seu blog, não é?
A melhor explicação sobre como a forma correta de fazer divulgação do seu blog foi dada pelo meu amigo Daniel Becher, numa discussão na Lista Blogosfera. Veja só:
Essas palavras se aplicam a email, comentários, e qualquer outro tipo de divulgação que você for fazer. Não “empurre” as coisas para as pessoas. Só fale do seu blog quando for adequado, nos lugares adequados. Não saia mostrando o pinto!
Também não faça comentários spam – comentários que dizem “Visite meu blog”, comentários que não acrescentam nada, não comentam nada, e só são deixados com o intuito de receber vistas. Quando for comentar, COMENTE – diga algo relevante ou interessante sobre o post, opine.
Não coloque sua url no corpo do comentário, nem assine seus comentários. Nome e endereço do blog devem ir somente nos campos do formulário que servem, veja você, para colocar seu nome e endereço.
No campo “Nome”, coloque seu nome ou seu nick, não o nome do seu blog nem palavras chave, ou qualquer outra estupidez dessas.
Errar é humano
E e todo mundo erra – principalmente quando está começando. No entanto, se você leu este post, já pode evitar os erros listados.
Claro que existem muitos outros erros que os novatos (e não tão novatos) cometem. Para evitá-los, leia bons blogs que ensinam a blogar. Aqui vão algumas sugestões:
0 comentários:
Postar um comentário